segunda-feira, 30 de agosto de 2010




Olá meninas, hoje trouxemos para vocês algumas dicas para abrir o apetite das crianças !!











Oito dicas para abrir o apetite das crianças







Mude o hábito da família e incentive a garotada a comer bem











Criança chata para comer é um sufoco: tira a paciência dos pais a ponto de tranformar a hora da refeição em martírio. Elas fazem escandâlo, fecha a boca, sujam a cozinha toda cansando a si mesma e quem mais estiver por perto. A má notícia: isto é normal e dificilmente você vai escapar deste drama. E o lado bom é que tem como resolver antes que você fique com os cabelos brancos ou careca. Segue então as dicas da nutricionista Roberta Stella e e psicóloga Adriana Araujo para abrir o apetite do seu pequeno.







Horários regrados: se o almoço na sua casa é ao meio dia nem pense em dar uma mamadeira para criança perto deste horário. Claro que o apetite vai sumir. As refeições realizadas junto à família incentivam a criança a comer e despertam o apetite dela para coisas diferentes. Por isso, é importante incluir sempre sabores novos no cardápio e experimentá-lo na companhia do seu filho. Nessa hora você aproveita para mostrar como existe uma infinidade de opções para substituir o bife e batata-frita , como os peixes que são uma opção saudável e rica em nutrientes.







Prato do tamanho certo: durante o crescimento do bebê é natural verificar as mudanças na quantidade de alimentos ingerida, no 1º ano de vida a criança apresenta um rápido desenvolvimento, após completar um ano a velocidade de crescimento diminui, consequentemente a quantidade de comida ingerida, por isso não fique preocupada se o seu filho começar a comer menos, mas é preciso um acompanhamento com o pediatria para manter sempre atualizados peso e altura.







Dê exemplo: os hábitos alimentares da família servem de exemplo para criança. Se as pessoas ao redor consomem refrigerante, salgadinhos, frituras, e lhes é oferecido sucos, frutas e legumes ela irá optar pelos alimentos que consomem em casa. Vai passear no shopping que tal trocar a pizza ou lanche gorduroso por uma comida japonesa que está cheia de vegetais e peixes na receita ?







Espante a preguiça: parece loucura mais tem algumas crianças que tem preguiça de comer. Envolvidas com outras atividades ela não quer perder tempo mastigando a comida ainda mais quando o prato estiver cheio pois vai gastar muito tempo, para ajudar é bom aumentar gradativamente a quantidade de comida, também é bom oferecer recompesa após as refeições.







Doces do bem: é de se esperar que a crinça tenha um paladar mais aguçado para o açúcar, porém é aconselhável oferecer frutas, deixando para oferecer doces, chocolates, bolos exporadicamente, deixo claro que não são saudáveis.







Cozinhem juntos: prepare o menu com ajuda da criança, peça sugestões usando a oportunidade para ensinar a importância dos alimentos saudáveis.







Educação alimentar: evite os estimmulantes de apetite nos primeiros anos de vida. Cabe a você oferecer alimentos saudáveis nessa situação.





Regrinhas básicas:



1) Tenha horários certos para refeições



2) Descarte a idéia de beliscar entre as refeições



3) Evite comer na frente da televisão ou computador



4) Dê exemplo cultivando bons hábitos alimentares



5) Tenha sempre frutas, verduras e legumes em casa



6) Só use as recompensas alimentares em caso de emergência



7) Não force a criança a se alimentar, quando tiver fome vai procurar alimento


Alessandra Zacharias - RA 1016752

Erica dos Santos - RA 1015640
Emilia Souza - RA 1015546
Franciele Aparecida - RA 1016750

Josiane Felix - RA 1016725
Juliana Parussolo - RA 1016725
Roberta Medeiros - RA 1015562


Nenhum comentário:

Postar um comentário