sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Entrevista com um profissional da Faculdade Sumaré






ENTREVISTA

• Nome da escola?
Faculdade Sumaré – Unidade Imirim

• Nome do professor? E cargo de exercício?
Vívian Patrícia G. Pereira (assessora pedagógica)

• Há quantos anos atua na função e há quantos anos trabalha nesta escola?
Na atual função, 01 ano, como professora da casa, há 06 anos.

• Em sua opinião quais os problemas mais difíceis que afetam o processo ensino-aprendizagem?
No geral, acredito existirem vários fatores que dificultam o processo de ensino-aprendizagem, como por exemplo, a falta de formação continuada dos professores bem como de investimentos públicos na valorização do educador como profissional, e ainda, o que me parece como um dos fatores de maior relevância, a ausência ou anulação da família neste processo. Já no ensino superior, e levando em conta apenas minha experiência profissional nestes últimos 10 anos atuando com jovens e adultos, vejo ainda como entrave no processo de ensino-aprendizagem a dificuldade na comunicação entre professor e aluno, e ainda, a baixa auto-estima do educando, principalmente quando se trata do estudante trabalhador.

• Qual sua opinião sobre o curso EAD?
Particularmente, sou fã de cursos à distância. De fato, quando o curso é ministrado 100% EAD, eles exigem muito mais disciplina e concentração do aluno, mas no geral, acredito ser uma ferramenta fundamental nos dias de hoje para formação continuada de um bom profissional. E ainda de quebra, auxilia na construção de uma postura mais pró-ativa e de constante auto-avaliação, o que todo profissional, principalmente na área da educação, deveria ter.

• Qual sua opinião sobre o curso ministrado de pedagogia somente as sexta e sábados?
Em relação ao curso de Pedagogia, ministrado na Sumaré, de sexta e sábado acredito ser um grande diferencial. O curso contempla a mesma carga horária presencial que o curso ministrado durante a semana, simplesmente condensado em dois dias. É sem dúvida, a oportunidade de acesso ao ensino superior para muitos de nossos alunos!

Um comentário:

  1. Que interessante ouvir sobre o nosso curso, que motivo de tanto preconceito(por ser "apenas" de sexta e sábado),tem orgulho de estudar na Sumaré!

    ResponderExcluir