quinta-feira, 12 de agosto de 2010

CONTO

Prazer de escrever
Joemil de Souza e Jane




Dia da aula de redação.;
Oh! Céus que sofrimento...
Escrever sobre pressão

A prof. Entra na sala faz a chamada e dá o tema.
Não se importa se pra nós escrever é um problema

Pego a borracha, o lápis, o papel. Penso no tal tema e acho uma bobagem.
Escrever sobre um assunto... que não me traz nenhuma mensagem

Não consigo escrever nada! Pois é muita confusão...
são várias folhas arrancadas e muita transpiração...

de que adianta ter um tema? Se não tenho inspiração...
...história só tem graça se tiver emoção...

No momento que me livro deste tema tão perverso
Faço história... faço prosa... faço rima ... faço verso

Vou criando as histórias e com licença da gramática
As palavras vão saltando da minha mente, feito mágica

E não é a tal da gramática que me faz um escritor
E sim gostar muito de livros... Sempre fui um bom leitor!

Dos autores que já li, acho todos um barato...
Tem a Ruth, Ana Maria, tem a Silvia tem o Lobato...

Cada livro que eu leio faço sempre uma viagem...
Sem ter asas vou voando... me enchendo de bagagem

Para criar um texto preciso sempre lembrar...
De historias que já existem e as minhas inventar...

A linguagem é como bússola que me indica a direção
De registrar meu pensamento de unir imagem e ação...

Na hora da escrita solto minha criatividade...
Para ser bom escritor preciso ter liberdade!

Conhecer muitas palavras com elas então criar historias de todo o tipo
De fazer rir.. e... fazer chorar

Uma coisa é importante trabalhar bem o visual
Para o leitor iniciante o ilustrador é o principal!

Se você quer ir comigo pela escrita viajar...
Deixo o final dessa história que é pra você criar!


A Floresta Azul

A entrada ficava mesmo ali. Era só atravessar aquela queda de água que os olhos viam, deslumbrados. Depois, era preciso a gente molhar-se, sentir no corpo e na alma aquela água fresca e cada uma das suas gotas. Milhares ou milhões, não sei. Só sei de cada gotícula como estrela fantástica de água e sol a tocar-me e a envolver-me o ser. E pronto. Um enorme turbilhão, talvez por magia ou milagre, levava-me para lá daquele espelho refrescante e aí estava eu na Floresta Azul. Azul??? Eu disse Floresta Azul???

Sim, azul!!! Azul muito azul!!! Cada árvore, mais azul que a outra, exibia as suas folhas azuis e prometia às aves, às
borboletas, aos veados... prometia-lhes flores, muitas flores que estavam ainda em botão, à espera de desabrochar.
A Primavera estava quase aí e as flores de todas aquelas árvores, frondosas e seculares, perfumariam os ares para encanto e delícia de qualquer ser residente ou visitante.

E as flores? Eu queria tanto poder apreciar as suas cores e aromas! Mas de que cores seriam as flores daquelas árvores azuis, tão azuis como o céu e o mar?

Teriam todos os tons de azul que o pintor prepara, esbate e aviva na sua tela, conseguindo tonalidades únicas?

Ou seriam as suas pétalas pintadas com as cores do mais belo arco-íris que a natureza desenhou entre Deus e os homens?

Eu estava tão curiosa que não cabia em mim!

Quem poderia saber? Estava na hora da sesta das ondinas e dos duendes e eu não tinha a quem perguntar.

Ai que vontade de agarrar num botãozinho que quase me roçava o rosto e... Foi então que reparei. As árvores tinham percebido a minha curiosidade e inquietação e segredavam entre si, sorrindo à socapa por trás dos seus cabelos azuis de folhas e ramos:

"Hi... hi... hi..." Então escutei um "pssst, pssst" vindo não sei bem de onde.
Avancei timidamente e detive o meu olhar atento naquela ávore que me chamava.

Avancei mais um pouco, devagar, e quase colei o meu ouvido ao seu tronco largo, robusto e majestoso.

Era, soube mais tarde, a árvore mais idosa e sábia da Floresta Azul, esta que calmamente, numa voz tão misteriosa quanto segura, me falava nos seus lábios serenos de casca enrugada:

_ Queres saber de que cor são as flores das árvores da nossa floresta? Pois eu vou dizer-te. Logo que desabrochem, verás que são lindas e têm a cor da vida e da alegria de todos os animais que nela vivem e também a cor dos sorrisos.
Sim, a cor dos sorrisos felizes das crianças que amam e respeitam a Floresta Azul e todas as florestas do mundo.

© Nita Ferreira


ANA TRINDADE DE OLIVEIRA
ELIZABETH DE SOUZA
MARCIA AP MARTINS
ELZA BARBOSA ELIZABETH
ANA MARCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário