sexta-feira, 24 de setembro de 2010
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Vamos cuidar da saúde?
Pedagogia vai além de sala de aula.
A Pedagogia empresarial se ocupa de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade. As habilidades são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.
O pedagogo social cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos direitos da terceira idade.
O pedagogo hospitalar atende às necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao período antes da internação e acesso à educação.
Postado por
Ana Jalva
Aparecida Graciele de Almeida
Patricia
quarta-feira, 8 de setembro de 2010
O VALOR DE SER EDUCADOR
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
de Maria Darismar Duarte Henes Cortes
http://mensagensepoemas.uol.com.br/professores/o-valor-de-ser-educador-6.html
IZABEL/CECILIA - IPENMC - 2.SEM
FORMAÇÃO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR
Este livro não é apenas mais um título sobre metodologia de ensino. A partir da premissa de que todo professor é por definição um agente de letramento, as conceituadas autoras Stella Maris Bortoni-Ricardo, Veruska Ribeiro Machado e Salete Flôres Castanheira propõem uma reformulação na pedagogia de ensino.
segunda-feira, 6 de setembro de 2010
Questão: O que é ensinar e o que significa didática?
Por: João Matias Santos
Em resposta a um questionamento efetuado pelo então aluno da Universidade de São Paulo Alexandre Ramos Matias, hoje professor titular do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino em São Paulo na cidade de Guarulhos.
Ensinar é um processo no qual uma informação, valor ou atitude é transmitida para um interlocutor que por sua vez faz sua síntese particular e apreende a informação e a interioriza de maneira que lhe seja significativa, com esta visão é fácil evidenciar que este é um processo contínuo que pode ser sistemático e centrado na figura do professor como orientador de uma das formas ou etapas deste processo, no entanto, outras etapas também são significativas e a própria inserção do indivíduo num meio social faz deste último um grande palco do processo de ensinar e aprender. No meio social os diferentes tipos de organização se encarregam de expor ao indivíduo as diferentes formas de aprender, portanto, cada um deles ensina.
A didática neste contexto se preocupa em como levar a cabo este processo, focando se na maneira sistemática de ensinar, mas, considerando os diferentes aspectos que envolvem o processo apontando num sentido da construção e interações envolvidas, apenas para evidenciar alguns dos aspectos a serem considerados no campo da didática são: as influências das formas de comunicação, os fatores psicológicos, os fatores sociológicos, fatores religiosos, fatores metodológicos, fatores familiares, fatores genéticos e etc.
Finalizando ensinar a alguém é um processo de complexidade tal, que não há regras ou receitas pré-estabelecidas que funcionem em todos os casos, cada individuo absorve e sintetiza informações de maneira peculiar, apesar da preocupação em torno do processo não ser atual, as falhas e a imprecisão são ainda hoje evidentes de tal maneira que o estudo da didática e os fatores que a cercam é preponderante e uma constante àqueles que se dedicam a ensinar ou a tentar compreender este processo.
http://www.jmsantos23.hpgvip.ig.com.br/did.htm
IZABEL/CECILIA - IPENMC - 2.Sem.
Literatura de cordel
Ilustração de Jayme Reis, em estilo da xilogravura usada nos cordéis. A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola. O cordel é manifestação popular poética,linda e interessante; Conheçam alguns poetas do Recanto das Letras especialistas nesta forma maravilhosa de poesia: IZABEL/CECILIA - IPENMC -2 Sem. |
Pateo do Collegio
Piratininga virou São Paulo: o colégio é hoje uma metrópole
Os padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega subiram a Serra do Mar, nos idos de 1553, a fim de buscar um local seguro para se instalar e catequizar os índios. Ao atingir o planalto de Piratininga, encontraram o ponto ideal. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.
CECILIA/IZABEL
TRILHA PEDRA GRANDE/ SERRA DA CANTAREIRA
Extensão: 9,6 km
Diferença de altitude: 848m -- 1048m
O que levar: Câmera fotográfi ca, água, tênis confortável, agasalho, repelente e protetor solar
Nível de dificuldade: Alto
Há um provérbio chinês que diz: "Uma longa viagem começa por um passo". Bom mote para a Trilha da Pedra Grande, no Parque Estadual da Serra da Cantareira. Afinal, é preciso perseverança para enfrentar os íngremes 9,6 quilômetros até o rochedo de respeitoso tamanho que dá nome à trilha, a 1 048 metros de altitude.
Rua do Horto, 1799, 11/2203-3266/sáb/dom trilha monitorada
IZABEL/CECILI
A parábola da rosa
Por tudo isso, não deixe que nenhum obstáculo impeça a sua marcha para a conquista de dias melhores. Izabel/Cecília |
ENTREVISTA
Ola! Pessoal da Sumaré – Imirim, acredito que todos já tiveram o prazer de ir até a nossa cantina saborear os salgadinos e cafézinho. Bem eu pedi para senhora desta cantina, um instante do seu tempo, para fazer umas perguntas e claro deixar registrado um pouco de sua história. .
Aluna: Qual é o seu nome?
R. Marlene
Aluna: A Senhora é brasileira?
R. Sim, nasci na cidade de São Paulo.
Aluna: Como foi seu início como merendeira de cantina?
R. comecei em 1989, na cantina do ETE Albert Eistein, nesta instituição comecei em 2003, depois que meu marido faleceu.
Aluna: A senhora tem ajuda e apoio de sua família?
R. Sim, dos meus filhos e netos.
Aluna: Estes anos de trabalho foram de muito sacrifício?
R . Sim, mas valeu a pena, tem sempre algo diferente para fazer.
Aluna: E o que senhora acha de trabalhar nesta Instituição?
R.Muito bom, eu me realizo proficionalmente, identifico – me muito com a instituição.
Aluna: Qual a mensagem que a senhora deixa paras os alunos que estão iniciando e outros que já estão terminando seu curso.?
R. Sejam perseverantes, otimistas, para superar barreiras que vão surgindo ao longo da vida de vocês.
Agradeço a dona Marlene pelo carinho.
IZABEL/CECILIA