quarta-feira, 21 de julho de 2010

Para educar é preciso Amar! (E mudar!)

Assim como o sábio Educador Paulo Freire nos mostrou (...)"Amar é um ato de coragem". Para educar é indispensável respeitar o outro, sua bagagem cultural, sua história de vida, saber que não existe ninguém "burro" ou incapacitado de aprender, há pessoas com mais dificuldades que outros, mas ainda assim aptos há aprender. E isso só é possivel quando se tem Amor pelo próximo, por ser educador, se não houver Amor torna-se apenas um ser que transfere "falsas" informações, que apenas ensina a decorar. É fato que não é só com Amor que podemos transformar nossa educação, mas ela é um ótimo ponto de partida, para continuar é obrigatório ter "mudanças", no pensamento, nas atitudes dos professores, alunos, pais, e claro, dos governantes.


Assim como Freire nos "mostrou" , não precisamos aceitar tudo como sendo "A vontade de Deus", ou algo que "é assim e não tem jeito", ao contrario, devemos nos rebelar sempre que algo errado estiver acontecendo. Talvez você esteje se perguntando o que isso tem a ver com educação...Com certeza a mudança na educação não é só indispensável, mas deve ser constante.
Um fato, que para ser mais correta, devo colocar como sendo uma tragédia, é o caso da falta de segurança das escolas, e principalmente nas escolas do Rio de Janeiro. Sabemos que infelizmente a violência não escolhe, e não se limita a território, mas no caso do Rio de Janeiro, chama, implora por nossa atenção. Por um motivo que deixa a todos INCONFORMADOS.


Quando o alulo do Ciep foi morto dentro da sala de aula. Ele tinha apenas 11 anos!! E as outras crianças que presenciaram a cena? E os professoras que lá lecionam? E os pais dos alunos? E principalmente os pais desse aluno?


Será que mais crianças terão esse destino? E a pergunta mais importante "O que os governates, o prefeito dessa cidade, nosso presidente fará em relação a segurança desses alunos ?


Por isso que a mudança e o Amor são necessários. É através da coragem de amar, que podemos mudar essa realidade. Não podemos aceitar tudo que acontece ao nosso redor sem nada fazer, pois como Freire nos mostrou, "estamos no mundo e com o mundo". Não podemos ficar indiferentes por muito tempo, pois um dia a vida nos "cobra" essa omissão.


Para terminar esse comentário fecho com as palvras do padrasto desse menino...."Ele não estava no lugar errado, na hora errada, mas os traficantes, policiais, os tiros estavam no lugar errado".



Mudar nossa realidade depende de nós...

























Aparecida Graciele de Almeida
R.A.1016755

Nenhum comentário:

Postar um comentário